Tutorial

BIOÉTICA · 01 - Introdução

Objetivo

A bioética é um tema da filosofia que envolve questões relacionadas ao tratamento ético da vida. Dessa forma, com o intuito de garantir a responsabilidade moral nos procedimentos, pesquisas e assistência à saúde praticados nas unidades sob sua gestão, o CEJAM possui um Módulo de Bioética. Esse canal é destinado a receber e tratar manifestações que desrespeitem os princípios da bioética, assegurando a identificação de eventuais falhas e agindo para corrigi-las.

Princípios da Bioética

O Módulo de Bioética do MedicSys se baseia nos seguintes princípios:

a) Princípio da não-maleficência: o paciente nunca pode ser prejudicado. Nesse sentido, os profissionais devem, acima de tudo, oferecer o melhor tratamento ao paciente a fim de restabelecer/promover sua saúde ou prevenir um agravo.

b) Princípio da beneficência: uma ação ética é aquela que provoca máximo de benefício ao maior número de pessoas, minimizando os danos.

c) Princípio da autonomia: a autonomia é a capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ela pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência 1 de terceiros. Assim, o paciente deve ter autonomia para decidir se aceita ou não o tratamento e cuidados propostos.  

d) Princípio da justiça: refere-se à igualdade de tratamento oferecida aos pacientes. Além disso, é fundamental prezar pelo respeito, com imparcialidade, ao direito de cada indivíduo.

Módulo de Bioética do MedicSys

O módulo de Bioética do MedicSys é uma ferramenta projetada para auxiliar os profissionais de saúde na identificação, análise e resolução de dilemas éticos que surgem no contexto do cuidado ao paciente. Ele oferece recursos para registro, acompanhamento e discussão de casos complexos, além de fornecer informações sobre os princípios da bioética e ferramentas para a tomada de decisões éticas.

Este site não salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a Política de Privacidade da MedicSys.

Ok